Portugal sagrou-se campeão da edição 2024-25 da Liga das Nações da UEFA ao vencer a Espanha numa disputa de grandes penalidades no Allianz Arena, em Munique. O jogo tinha terminado com um empate de 2-2. Após derrotar a Alemanha nas meias-finais, Portugal torna-se a primeira seleção nacional a conquistar a Liga das Nações da UEFA por duas vezes desde a criação deste novo torneio europeu. O avançado espanhol Álvaro Morata falhou o penálti crucial para a sua equipa, antes de o médio português Rúben Neves converter a grande penalidade decisiva, garantindo o troféu para Portugal com um resultado de 5-3 no desempate.
A equipa orientada por Luis de la Fuente abriu o marcador graças a um golo madrugador de Martin Zubimendi, mas Portugal empatou de imediato por intermédio de Nuno Mendes, assistido por Pedro Neto, aos 26 minutos. Antes do intervalo, Mikel Oyarzabal marcou o segundo golo para a La Roja, mas foi Cristiano Ronaldo quem fez o 2-2 aos 61 minutos da segunda parte, com um remate ao poste mais distante, atingindo o seu 938º golo na carreira em todas as competições, entre seleção e clubes.
Cristiano Ronaldo, que conquistou o seu terceiro troféu com Portugal depois do UEFA Euro 2016 e da edição de 2021 da Liga das Nações, mostrou-se emocionado no final da partida contra a Espanha. Foi visto a abraçar Roberto Martínez em celebração e a festejar com os adeptos portugueses.